Os pneus são um problema para o meio ambiente. Eles podem demorar até 600 anos para se decompor na natureza. Desde 1999 as empresas brasileiras que fabricam pneus são obrigadas a fazerem algo com os pneus velhos que não prejudique o meio ambiente.
História do Pneu
"Os pneus foram inventados em 1845, depois que o norte-americano Charles Goodyear descobriu casualmente o processo de vulcanização da borracha, quando deixou cair borracha e enxofre no fogão.
Tornaram-se então substitutos das rodas de madeira e ferro, usadas em carroças e carruagens. A borracha além de ser mais resistente e durável, absorve melhor o impacto das rodas com o solo, o que tornou o transporte mais confortável e funcional.
A maior parte dos pneus hoje é feita de 10% de borracha natural (látex), 30% de petróleo (borracha sintética) e 60% de aço e tecidos (tipo lona), que servem para fortalecer ainda mais a estrutura."
Acredita-se que 30 milhões de pneus sejam jogados fora. No Brasil, o pneu costuma ser reformado antes de realmente ir para o lixo, devido ao baixo custo em relação a compra de novos.
Quando ele é queimado solta uma fumaça preta que polui muito o ambiente. Se vai para rios, pode atrapalhar o fluxo. E quando é jogado em terrenos baldios, pode acumular água e ser foco de dengue.
A borracha que contém no pneu também é usada em fornos para a fabricação de cimentos.
Outra maneira de não deixar os pneus estragando a natureza é usar a criatividade. Veja:
Nenhum comentário:
Postar um comentário